Monitorar o ciclo menstrual melhora a performance esportiva

O monitoramento das fases do ciclo menstrual é importante para mulheres fisicamente ativas e atletas. A variação hormonal que ocorre durante o ciclo, apesar de estar principalmente relacionada com a reprodução, também resulta em uma série de alterações em diversos outros sistemas, como cardiovascular, respiratório, metabólico e neuromuscular, o que pode interferir potencialmente com o desempenho nas atividades físicas. Isso ocorre devido a variação das concentrações de estrogênio e progesterona no ciclo menstrual influenciando a performance.

O estrogênio exerce efeito anabólico e influencia o metabolismo, favorecendo a captação de glicose, poupando os estoques de glicogênio e potencializando também a utilização de gorduras como fonte de energia. O estrogênio possui ainda propriedades antioxidantes que podem proteger contra os microtraumas musculares e o processo inflamatório desencadeados pelo exercício. Além disso, esse hormônio possui efeitos estimulantes sobre o sistema neurológico.

Por outro lado, a progesterona cujos níveis aumentam na segunda metade do ciclo, exerce um efeito anti-estrogênico, o que prejudicaria a performance.

Uma estratégia muito importante é acompanhar o ciclo menstrual e reconhecer os dias adequados para treino intenso, ou treino leve e dias de descanso.

Conheça o nosso cronograma do Ciclo Menstrual que te ajudará a controlar a rotina de treino e melhorar o desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.