O que é Disbiose Intestinal e quais são os sintomas?

A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora intestinal em que existe alteração na quantidade e na distribuição de bactérias no intestino, o que pode causar inflamação e levar à diminuição da capacidade do intestino em absorver nutrientes, podendo resultar em deficiências nutricionais, por exemplo. A principal causa da disbiose é a alimentação rica em proteína, gordura ou baixa em fibras, mas pode também ser causada por fatores como uso de alguns medicamentos ou estresse.

Em alguns casos, a alteração da flora intestinal pode causar sintomas passageiros como náuseas, gases, vômitos, azia, diarreia ou prisão de ventre e, quando ocorre por muito tempo e não é tratada, pode piorar e aumentar o risco da pessoa desenvolver intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável.

Na maioria dos casos a disbiose é passageira e a melhora dos sintomas pode ser alcançada através de mudanças do estilo de vida,  com uma dieta equilibrada ou com o uso de suplementos probióticos, de acordo com a orientação do nutricionista. 

Sintomas

Os sintomas da disbiose variam de acordo com a quantidade e tipo de bactérias ruins no intestino, com o tempo de duração da alteração da flora intestinal e com o estado de saúde da pessoa, sendo os principais:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Gases;
  • Arrotos;
  • Distensão abdominal;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Cansaço;
  • Depressão e mudança de humor;
  • Candidíase de repetição.

Quando a disbiose acontece por muito tempo, pode haver maior risco da pessoa desenvolver doenças mais graves como intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, doenças do coração, Alzheimer, câncer no reto, ou doenças do sistema imunológico como artrite, lúpus ou diabetes tipo 2.

Em caso de suspeita de disbiose, é importante marcar uma consulta com um gastroenterologista para que seja feita uma avaliação dos sintomas, do histórico de saúde e, se necessário, exames para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. 

Causas

As possíveis causas da disbiose intestinal são o tipo de dieta e o uso de medicamentos. Contudo, outros fatores como o consumo exagerado de bebida alcoólica e o estresse também podem gerar a disbiose. É possível fazer uma avaliação do estilo de vida atual do paciente e os riscos de desenvolver disbiose com o questionário de risco de disbiose.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.